Panorama geral de todas as Rubricas Avaliativas

Para facilitar as escolhas das rubricas relacionadas à sua iniciativa, visualize a seguir todas as perguntas de forma simples e direta. E lembre-se: quanto mais objetivas forem suas escolhas, mais fácil será para compreender os resultados e refletir sobre a expectativa de qualidade esperada.

Resultados finalísticos

Em que medida a iniciativa produziu resultados relevantes?

Grupos resultados transversais

Rubrica 1.1 - Fortalecimento da gestão pública

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa não contribuiu ou não beneficiou territórios vulneráveisdentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 OU produziu soluções, dados e/ou materiais de má qualidade OU que foram considerados irrelevantes pelos atores chave.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para o fortalecimento da gestão pública nos territórios vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 por meio da: i) criação de soluções tecnológicas; e/ou ii) geração de dados; e/ou iii) produção de guias de orientação e/ou iv) capacitação para gestores municipais, estaduais e/ou federal para a governança e gestão do combate; E

2. As soluções, dados e/ou materiais produzidos têm qualidade regular; E

3. As ações e/ou produtos e/ou serviços foram considerados parcialmente relevantes pelos atores chave.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para o fortalecimento da gestão pública nos territórios mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 por meio da: i) criação de soluções tecnológicas; e/ou ii) geração de dados; e/ou iii) produção de guias de orientação e/ou iv) capacitação para gestores municipais, estaduais e/ou federais para a governança e gestão do combate da pandemia; E

2. As soluções, dados, materiais e/ou capacitações têm boa qualidade; E

3. As ações e/ou produtos e/ou serviços foram considerados relevantes pelos atores chave.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para o fortalecimento da gestão pública nos territórios mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 por meio da: i) criação de soluções tecnológicas; e/ou ii) geração de dados; e/ou iii) produção de guias de orientação e/ou iv) capacitação para gestores municipais, estaduais e/ou federais para a governança e gestão do combate da pandemia; E

2. As soluções, dados, materiais e/ou capacitações têm alta qualidade; E

3. As ações e/ou produtos e/ou serviços foram considerados muito relevantes pelos atores chave.

Rubrica 1.2 - Fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSCs) e/ou de lideranças comunitárias

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa não fortaleceu organizações da sociedade civil e/ou lideranças comunitárias nos territórios vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 OU os apoios foram irrelevantes para as organizações OU lideranças.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para o fortalecimento de organizações da sociedade civil e/ou lideranças comunitárias nos territórios vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 por meio da oferta dos seguintes apoios: i) recursos não vinculados a projetos; e/ou ii) recursos para projetos; e/ou ii) capacitações para profissionais; e/ou iv) consultorias; e/ou v) doações de produtos e/ou serviços pró-bono; E

2. Os apoios foram parcialmente relevantes para as organizações e/ou lideranças.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para o fortalecimento de organizações da sociedade civil e/ou lideranças comunitárias nos territórios mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19, por meio da oferta dos seguintes apoios: i) recursos não vinculados a projetos; e/ou ii) recursos para projetos; e/ou iii) capacitações para profissionais; e/ou iv) consultorias; e/ou v) doações de produtos e/ou serviços pró-bono; E

2. Os apoios foram relevantes para as organizações e/ou lideranças que teriam sua manutenção financeira e/ou suas atividades comprometidas.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para o fortalecimento de organizações da sociedade civil e/ou lideranças comunitárias nos territórios mais vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19, por meio dos seguintes apoios: i) recursos não vinculados a projetos; e/ou ii) recursos para projetos; e/ou iii) capacitações para profissionais; e/ou iv) consultorias; e/ou v) doações de produtos e/ou serviços pró-bono; E

2. Os apoios foram muito relevantes para as organizações e/ou lideranças, que teriam sua manutenção financeira e/ou suas atividades seriamente comprometidas.

Rubrica 1.3 - Contribuição e/ou incidência para a criação, qualificação e/ou implementação de políticas públicas no contexto da Covid-19

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

Nenhuma política pública foi criada, qualificada ou implementada a partir da contribuição da iniciativa, nem há previsão de que seja no médio prazo.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a criação, qualificação e/ou implementação de políticas públicas relacionadas ao contexto da Covid-19 por meio de: i) emissão de notas técnicas e pareceres; e/ou ii) participação ou disponibilização de consultoria especializada para a elaboração, qualificação de Projetos de Lei, Decretos Programas; e/ou iii) apoio na implantação de programas governamentais nos níveis municipal, estadual e federal voltados a endereçar/mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19; e/ou iv) ações de conscientização e mobilização da população para pressionar os governos na aprovação, implementação e monitoramento de leis e políticas; E

2. Nenhuma política pública positiva para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19 foi criada, qualificada ou implementada ou está em discussão para sua criação, qualificação ou implementação no curto prazo.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a criação, qualificação e/ou implementação de políticas públicas relacionadas ao contexto da Covid-19 por meio de: i) emissão de notas técnicas e pareceres; e/ou ii) participação ou disponibilização de consultoria especializada para a elaboração, qualificação de Projetos de Lei, Decretos Programas; e/ou iii) apoio na implantação de programas governamentais nos níveis municipal, estadual e federal voltados a endereçar/mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19; e/ou iv) ações de conscientização e mobilização da população para pressionar os governos na aprovação, implementação e monitoramento de leis e políticas; E

2. Uma política pública positiva para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19 foi criada ou qualificada a partir da contribuição da iniciativa ou pelo menos uma está em discussão para sua criação, qualificação ou implementação.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a criação, qualificação e/ou implementação de públicas públicas relacionadas ao contexto da Covid-19 por meio de: i) emissão de notas técnicas e pareceres; e/ou ii) participação ou disponibilização de consultoria especializada para a elaboração, qualificação de Projetos de Lei, Decretos Programas; e/ou iii) apoio na implantação de programas governamentais nos níveis municipal, estadual e federal voltados a endereçar/mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19; e/ou iv) ações de conscientização e mobilização da população para pressionar os governos na aprovação, implementação e monitoramento de leis e políticas; E

2. Mais de uma política pública positiva para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19 foi criada, qualificada ou implementada a partir da contribuição da iniciativa.

Rubrica 1.4 - Criação e/ou fortalecimento de coalizões, redes e parcerias

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

As coalizões e/ou redes criadas e/ou fortalecidas se mostram inefetivas OU produziram resultados irrelevantes para o público final. Obs: Envio de cestas básicas e/ou máscaras para distribuição por redes ou coalizões não deve ser considerado uma forma de fortalecimento de redes ou coalizões para a finalidade desta rubrica.

Pode melhorar. Não desista!

1. A organização participou da criação e/ou fortalecimento de coalizões e/ou redes; E

2. As coalizões e/ou redes criadas e/ou fortalecidas tinham ao menos 3 das características abaixo:

(i) contaram com perfis semelhantes de pessoas e organizações participantes; E

(ii) estabeleceram ferramentas e canais de comunicação entre os participantes e mantiveram pouca regularidade de contato; E

(iii) estabeleceram um ambiente de pouca empatia, confiança, inclusão, colaboração e flexibilidade; E

(iv) contam com lideranças fortes, mas pouco motivadas; E

(v) não estabelecem acordos sobre governança, liderança, metas e forma de monitoramento; E

(vi) tinham pouca capacidade de construção coletiva de uma agenda comum no contexto de emergência; E

3. As coalizões e/ou redes criadas e/ou fortalecidas implementaram ações conjuntas pouco efetivas.

Muito bom, parabéns!

1. A organização participou ativamente da criação e/ou fortalecimento de coalizões e/ou redes; E

2. As coalizões e/ou redes criadas e/ou fortalecidas tinham ao menos 4 das características abaixo:

(i) contaram com alguma diversidade de perfis de pessoas e organizações participantes; E

(ii) estabeleceram ferramentas e canais de comunicação entre os participantes e mantiveram alguma regularidade de contato; E

(iii) estabeleceram um ambiente de empatia, confiança, inclusão, colaboração e flexibilidade; E

(iv) contaram com lideranças fortes e motivadas; E

(v) estabeleceram acordos sobre governança, liderança, metas e forma de monitoramento; E

(vi) tinham capacidade de construção coletiva de uma agenda comum no contexto de emergência; E

3. As coalizões e redes criadas e/ou fortalecidas implementaram ações conjuntas efetivas.

Excelente! Uau!

1. A organização liderou e/ou participou ativamente da criação e/ou fortalecimento de coalizões e/ou redes; E

2. As coalizões e/ou redes criadas e/ou fortalecidas tinham ao menos 5 das características abaixo:

(i) contaram com ampla diversidade de perfis de pessoas e organizações participantes; E

(ii) estabeleceram ferramentas e canais de comunicação entre os participantes e mantiveram uma alta regularidade de contato; E

(iii) estabeleceram um ambiente de muita empatia, confiança, inclusão, colaboração e flexibilidade; E

(iv) contaram com lideranças fortes e altamente motivadas; E

(v) estabeleceram acordos claros sobre governança, liderança, metas e forma de monitoramento; E

(vi) tinham alta capacidade de construção coletiva de uma agenda comum no contexto de emergência; E

3. As coalizões e/ou redes criadas e/ou fortalecidas implementaram ações conjuntas muito efetivas.

Rubrica 1.5 - Ampliação do conhecimento, sensibilização e mobilização da população a partir dos conteúdos de comunicação disseminados

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

As ações e produtos de comunicação nas diferentes frentes de atuação para a mitigação dos efeitos da Covid-19 para gestores, profissionais dos serviços ou famílias não alcançaram a maioria das metas de público definidas OU eram de má qualidade OU mostraram-se irrelevantes para o público final.

Pode melhorar. Não desista!

1. As ações e produtos de comunicação para gestores, profissionais dos serviços ou famílias para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. Alcançaram a minoria das metas de público definidas; E

3. São de qualidade regular; E

4. Foram consideradas parcialmente relevantes para o público final.

Muito bom, parabéns!

1. As ações e produtos de comunicação para gestores, profissionais dos serviços ou famílias, consideraram as necessidades dos públicos mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. Alcançaram grande parte das metas de público definidas; E

3. São de boa qualidade; E

4. Foram consideradas relevantes para o público final; E

5. Foram parcialmente efetivas para alterar comportamentos e/ou mobilizar para a ação.

Excelente! Uau!

1. As ações e produtos de comunicação para gestores, profissionais dos serviços ou famílias, alcançaram os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. Alcançaram todas as metas de público definidas; E

3. São de alta qualidade; E

4. Foram consideradas muito relevantes para o público final; E

5. Foram muito efetivas para alterar comportamentos e/ou mobilizar para a ação.

Rubrica 1.6 - Produção de estudo e pesquisa relevante

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A pesquisa e/ou estudo foi definido por concepções dos financiadores e pesquisadores sem considerar os desafios emergentes da Covid-19 e/ou evidências científicas OU não cumpriu com parâmetros de ética em seu campo específico OU foi considerado irrelevante OU era de má qualidade OU não foi disseminado.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa de pesquisa e/ou estudo foi parcialmente definida com base em desafios emergentes do contexto da Covid-19 identificados pelos financiadores e autores da pesquisa; E

2. A condução da pesquisa e/ou estudo cumpriu os parâmetros de ética em seu campo específico; E

3. Foi produzido estudo e/ou pesquisa: (i) pouco relevantes; E (ii) de qualidade regular; E

4. O estudo e/ou pesquisa foi pouco disseminado para os públicos prioritários de interesse.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa de pesquisa e/ou estudo foi definida com base em desafios emergentes do contexto da Covid-19 identificados pelos financiadores e autores da pesquisa; E

2. A condução da pesquisa e/ou estudo cumpriu todos os parâmetros de ética e de boas práticas em seu campo específico; E

3. Foi produzido estudos e/ou pesquisa: (i) relevantes; E (ii) de boa qualidade; E

4. O estudo e/ou pesquisa foi disseminado para os públicos prioritários de interesse, mas com algumas limitações.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa de pesquisa e/ou estudo foi definida com base em desafios emergentes do contexto da Covid-19 e nas necessidades/demandas de conhecimento apontadas por especialistas e potenciais usuários da informação; E

2. A condução da pesquisa e/ou estudo cumpriu todos os parâmetros de ética e de boas práticas em seu campo específico; E

3. Foi produzido estudo e/ou pesquisa: (i) muito relevantes; E (ii) de alta qualidade; E

4. O estudo e/ou pesquisa foi amplamente disseminado para os públicos prioritários de interesse.

Rubrica 1.7 - Produção de inovação relevante

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

1. O investimento em inovação foi definido a partir de concepções dos financiadores sem considerar os desafios emergentes da Covid-19 OU não cumpriu com os parâmetros de ética OU protótipo e/ou produto e/ou piloto e/ou iniciativa criado é de má qualidade OU inadequada ao propósito previsto.

Pode melhorar. Não desista!

1. O investimento em inovação para os desafios emergentes da Covid-19, nas diversas áreas do conhecimento (educação, saúde, meio ambiente etc.), foi definido com base nos desafios do contexto da Covid-19 e nas necessidades/demandas apontadas pelos financiadores; E

2. O desenvolvimento da inovação contemplou todos os parâmetros de ética de desenvolvimento de inovação em seu campo específico; E

3. Foi produzido protótipo e/ou produto e/ou piloto e/ou iniciativa de qualidade razoável; E

4. A inovação foi testada, implementada e mostrou-se pouco relevante ao propósito previsto; E

5. A inovação não tem potencial para escala.

Muito bom, parabéns!

1. O investimento em inovação para os desafios emergentes da Covid-19, nas diversas áreas do conhecimento (educação, saúde, meio ambiente etc.), foi definido com base nos desafios do contexto da Covid-19 e nas necessidades/demandas apontadas por financiadores e potenciais usuários; E

2. O desenvolvimento da inovação contemplou todos os parâmetros de ética e de boas práticas de desenvolvimento de inovação em seus campos específicos; E

3. Foi produzido protótipo e/ou produto e/ou piloto e/ou iniciativa de boa qualidade; E

4. A inovação foi testada, implementada e mostrou-se relevante ao propósito previsto; E

5. A inovação tem algum potencial para escala.

Excelente! Uau!

1. O investimento em inovação para os desafios emergentes da Covid-19, nas diversas áreas do conhecimento (educação, saúde, meio ambiente etc.), foi definido com base nos desafios do contexto da Covid-19 e nas necessidades/demandas apontadas por especialistas, financiadores e potenciais usuários; E

2. O desenvolvimento da inovação contemplou todos os parâmetros de ética e de boas práticas de desenvolvimento de inovação em seus campos específicos; E

3. Foi produzido protótipo e/ou produto e/ou piloto e/ou iniciativa de alta qualidade; E

4. A inovação foi testada, implementada e mostrou-se muito relevante ao propósito previsto; E

5. A inovação tem grande potencial para escala.

Rubrica 1.8 - Profissionais técnica e emocionalmente preparados(as) para lidar com a Covid-19 e seus efeitos

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

Os conteúdos ministrados nas formações/preparações oferecidas de má qualidade OU os profissionais capacitados não se sentem mais preparados para lidar técnica e/ou emocionalmente com a Covid-19 e seus efeitos.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a formação técnica e/ou preparação emocional dos servidores públicos e/ou dos profissionais das OSCs; E

2. A iniciativa alcançou um a minoria do público (em relação ao número de profissionais das unidades do território ou de uma única unidade de intervenção – ex. hospital de campanha ou escola); E

3. Os conteúdos ministrados nas formações/preparações oferecidas são: (i) de qualidade razoável; E (ii) pouco relevantes para a atuação profissional; E

4. Os profissionais capacitados sentem-se um pouco mais preparados para lidar técnica e/ou emocionalmente com a Covid-19 e seus efeitos.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a formação técnica e/ou preparação emocional dos servidores públicos e/ou dos profissionais das OSCs nos territórios mais vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. A iniciativa alcançou um grande parte do público (em relação ao número de profissionais das unidades do território ou de uma única unidade de intervenção – ex. hospital de campanha ou escola); E

3. Os conteúdos ministrados nas formações/preparações oferecidas são: (i) de boa qualidade; E (ii) relevante para a atuação profissional; E

4. Os profissionais capacitados sentem-se mais preparados para lidar técnica e/ou emocionalmente com a Covid-19 e seus efeitos.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a formação técnica e/ou preparação emocional dos servidores públicos e/ou dos profissionais das OSCs nos territórios mais vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. A iniciativa alcançou a totalidade do público pretendido (em relação ao número de profissionais das unidades do território ou de uma única unidade de intervenção – ex. hospital de campanha ou escola); E

3. Os conteúdos ministrados nas formações/preparações oferecidas são: (i) de alta qualidade; E (ii) muito relevantes para a atuação profissional; E

4. Os profissionais capacitados sentem-se muito mais preparados para lidar técnica e/ou emocionalmente com a Covid-19 e seus efeitos.

Grupo temático saúde

Rubrica 1.9 - Garantia de insumos de diagnóstico e prevenção

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa assegurou a aquisição e a distribuição de insumos de má qualidade para diagnóstico e prevenção da Covid-19 OU sem que tenha havido necessidade do território/equipamento.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa assegurou a aquisição e a distribuição de insumos de diagnóstico e prevenção da Covid-19; E

2. Os insumos de diagnóstico e prevenção: (i) tinham qualidade razoável; E (ii) foram distribuídos em quantidade bem inferior à necessária; E (iii) foram consideradas pouco relevantes pelos profissionais de saúde para ampliar a capacidade de atendimento.

3. A distribuição foi interrompida em face da diminuição dos recursos, sem levantamento prévio das necessidades da população ou dos serviços, ou esforços para manutenção dos recursos.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa assegurou a aquisição e a distribuição de insumos de diagnóstico e prevenção da Covid-19 nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da pandemia; E

2. Os insumos de diagnóstico e prevenção: (i) tinham boa qualidade; E (ii) foram distribuídos em quantidade um pouco inferior à necessária; E (iii) foram considerados relevantes pelos profissionais de saúde para ampliar a capacidade de atendimento; E

3. A distribuição foi interrompida ou reduzida em face da diminuição das necessidades da população ou dos serviços durante o período da pandemia OU quando o orçamento da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 tiver sido integralmente executado, E

4. Sempre que possível, os insumos foram adquiridos e distribuídos por meio de fornecedores locais.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa assegurou a aquisição e a distribuição de insumos de diagnóstico e prevenção da Covid-19 nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero), dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da pandemia; E

2. Os insumos de diagnóstico e prevenção: (i) tinham alta qualidade; E (ii) foram distribuídos em quantidade adequada; E (iii) foram considerados muito relevantes pelos profissionais de saúde para ampliar a capacidade de atendimento; E

3. A distribuição foi interrompida ou reduzida em face da diminuição significativa das necessidades da população ou dos serviços durante o período da pandemia OU quando o orçamento da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 tiver sido integralmente executado, apesar de ter havido esforços significativos no sentido de ampliar o orçamento disponível; E

4. Sempre que possível, os insumos foram adquiridos e distribuídos por meio de fornecedores locais.

Rubrica 1.10 - Garantia de infraestrutura de atendimento em internação e/ou UTI

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados são de má qualidade OU foram consideradas irrelevantes pelos representantes do território/unidade de intervenção.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para viabilizar infraestrutura de internação e/ou UTI necessária para mitigar os efeitos na saúde das populações infectadas pela Covid-19 nos territórios vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da pandemia; E

2. A iniciativa viabilizou a infraestrutura e/ou equipamentos em quantidade bem inferior à necessária para complementar as necessidades do território e/ou unidade de intervenção; E

3. A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados têm qualidade razoável; E

4. A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados foram considerados pouco relevantes pelos representantes do território/unidade de intervenção.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para viabilizar infraestrutura de internação e/ou UTI necessária para mitigar os efeitos na saúde das populações infectadas pela Covid-19 nos territórios mais vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da pandemia; E

2. A iniciativa viabilizou a infraestrutura e/ou equipamentos em quantidade um pouco inferior à necessária para complementar as necessidades do território e/ou unidade de intervenção; E

3. A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados são de boa qualidade; E

4. A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados foram considerados relevantes pelos representantes do território/unidade de intervenção.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para viabilizar infraestrutura de internação e/ou UTI necessária para mitigar os efeitos na saúde das populações infectadas pela Covid-19 nos territórios mais vulneráveis, dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da pandemia; E

2. A iniciativa viabilizou a infraestrutura e/ou equipamentos em quantidade adequada para complementar as necessidades do território e/ou unidade de intervenção; E

3. A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados são de alta qualidade; E

4. A infraestrutura e/ou os equipamentos viabilizados foram considerados muito relevantes pelos representantes do território/unidade de intervenção.

Rubrica 1.11 - Saúde Mental para a população

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

As ações voltadas à saúde mental da população para lidar com a Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos não beneficiaram territórios ou públicos vulneráveis OU foram considerados de má qualidade OU não tiveram adesão OU foram considerados irrelevantes para o público final.

Pode melhorar. Não desista!

1. As ações voltadas à saúde mental da população para lidar com a Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos beneficiaram territórios ou públicos vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. Foram de qualidade razoável; E

3. Tiveram adesão limitada; E

4. Foram pouco relevantes para o público final.

Muito bom, parabéns!

1. As ações voltadas à saúde mental da população para lidar com a Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos beneficiaram territórios ou públicos mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. Foram de boa qualidade; E

3. Tiveram boa adesão; E

4. Foram relevantes para o público final.

Excelente! Uau!

1. As ações voltadas à saúde mental da população para lidar com a Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos beneficiaram territórios ou públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) dentro da estratégia de atuação da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19; E

2. Foram de alta qualidade; E

3. Tiveram muita adesão; E

4. Foram muito relevantes para o público final.

Grupo temático proteção social e econômica

Rubrica 1.12 - Garantia da Segurança Alimentar e da Higiene (famílias e membros da comunidade)

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

Os produtos não foram distribuídos nos territórios ou públicos vulneráveis dentre a estratégia de atuação da organização OU os produtos alimentícios distribuídos não foram capazes de suprir as necessidades calóricas do público escolhido pelo período de distribuição OU os produtos de higiene que foram distribuídos eram de má qualidade.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para reduzir a insegurança alimentar e/ou a necessidade de itens de higiene da população nos territórios ou públicos vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização; E

2. Os produtos alimentícios foram distribuídos em quantidade e qualidade adequadas para suprir as necessidades calóricas (mas não nutricionais) de pequena parte do público escolhido pelo período de distribuição; E/OU

3. Os produtos de higiene foram distribuídos em quantidade e qualidade adequadas para atender as necessidades de pequena parte do público escolhido pelo período de distribuição.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para reduzir a insegurança alimentar e/ou a necessidade de itens de higiene da população nos territórios ou públicos mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização; E

2. Os produtos alimentícios foram distribuídos em quantidade e qualidade adequadas para suprir as necessidades nutricionais da grande maioria do público escolhido pelo período de distribuição, E/OU

3. Os produtos de higiene foram distribuídos em quantidade e qualidade adequadas para atender as necessidades da grande maioria do público escolhido pelo período de distribuição; E

4. A distribuição foi interrompida ou reduzida em face da diminuição das necessidades da população ou dos serviços durante o período da pandemia OU quando o orçamento da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 tiver sido integralmente executado.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para reduzir a insegurança alimentar e/ou a necessidade de itens de higiene da população nos territórios ou públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) dentro da estratégia de atuação da organização; E/OU

2. Os produtos alimentícios foram distribuídos em quantidade e qualidade adequadas para suprir as necessidades nutricionais do público escolhido pelo período de distribuição; E/OU

3. Os produtos de higiene foram distribuídos em quantidade e qualidade adequadas para atender as necessidades do público escolhido pelo período de distribuição; E

4. A distribuição foi interrompida ou reduzida em face da diminuição significativa das necessidades da população ou dos serviços durante o período da pandemia. OU quando o orçamento da organização para enfrentamento aos efeitos da Covid-19 tiver sido integralmente executado, apesar de ter havido esforços significativos no sentido de ampliar o orçamento disponível; E

5. Os produtos alimentícios e de higiene foram adquiridos e distribuídos por meio de fornecedores locais.

Rubrica 1.13 - Contribuição para a sobrevivência, criação de novos pequenos negócios e geração de renda para empreendedores(as)

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

Nenhum dos negócios apoiados pela iniciativa atendeu os públicos ou territórios vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização E/OU manteve-se em atividade durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento E/OU nenhum dos empreendedores apoiados pela iniciativa teve sua renda mensal mantida durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a manutenção e sobrevivência de negócios e/ou para a geração de renda para empreendedores nos territórios ou públicos vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização, tendo disponibilizado: (i) recursos a fundo perdido; e/ou (ii) empréstimos com juros abaixo do sistema financeiro tradicional; e/ou (ii) consultoria para apoio a gestão e/ou (iv) indicação/oferta de oportunidades de comercialização de produtos; e/ou (v) compra de produtos ou serviços; E

2. Uma pequena parte dos negócios apoiados pela iniciativa manteve-se em atividade durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento; E/OU

3. Uma pequena parte dos empreendedores apoiados pela iniciativa mantiveram sua renda mensal durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a manutenção e sobrevivência de negócios e/ou para a geração de renda para empreendedores nos territórios ou públicos mais vulneráveis dentro da estratégia de atuação da organização, tendo disponibilizado: (i) recursos a fundo perdido; e/ou (ii) empréstimos com juros abaixo do sistema financeiro tradicional; e/ou (ii) consultoria para apoio a gestão; e/ou (iv) indicação/oferta de oportunidades de comercialização de produtos; e/ou (v) compra de produtos ou serviços; E

2. A grande maioria dos negócios apoiados pela iniciativa mantiveram-se em atividade e com fluxo de caixa equilibrado durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento; E/OU

3. A grande maioria dos empreendedores apoiados pela iniciativa tiveram sua renda mensal aumentada ou mantida durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a manutenção e sobrevivência de negócios e/ou para a geração de renda para empreendedores nos territórios ou públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) dentro da estratégia de atuação da organização, tendo disponibilizado: (i) recursos a fundo perdido; e/ou (ii) empréstimos com juros abaixo do sistema financeiro tradicional; e/ou (ii) consultoria para apoio a gestão; e/ou (iv) indicação/oferta de oportunidades de comercialização de produtos; e/ou (v) compra de produtos ou serviços; E

2. Todos os negócios apoiados pela iniciativa mantiveram-se em atividade e com geração de lucro durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento; E/OU

3. Todos (as) empreendedores apoiados pela iniciativa tiveram sua renda mensal aumentada ou mantida durante o período de maior isolamento social e/ou de restrição ao funcionamento.

Rubrica 1.14 - Mitigação de situações de violência

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

As atividades realizadas e os conteúdos não beneficiaram territórios ou públicos vulneráveis OU foram considerados de má qualidade OU foram considerados irrelevantes OU não foram acessados pelo público final.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a mitigação de situações de violência (ex: violência doméstica, de violência sexual ou gênero ou de trabalho infantil) decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19 nos territórios ou para os públicos vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. As atividades realizadas e os conteúdos oferecidos: (i) são de qualidade razoável; E (ii) foram considerados pouco relevantes para os profissionais que atuam no campo do direito e/ou prevenção; E (iii) foram acessados de forma limitada pelo público final.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a mitigação de situações de violência (ex: violência doméstica, de violência sexual ou gênero ou de trabalho infantil) decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19 nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. As atividades realizadas e os conteúdos oferecidos: (i) são de boa qualidade; E (ii) foram considerados relevantes para os profissionais que atuam no campo do direito e/ou prevenção; E (iii) foram acessados por grande parte pelo público final.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a mitigação de situações de violência (ex: violência doméstica, de violência sexual ou gênero ou de trabalho infantil) decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19 nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) da estratégia de atuação da organização; E 2. As atividades realizadas e os conteúdos oferecidos: (i) são de alta qualidade; E (ii) foram considerados muito relevantes para os profissionais que atuam no campo do direito e/ou prevenção; E (iii) foram amplamente acessados pelo público final.

Grupo temático educação

Rubrica 1.15 - Manutenção do acesso à educação formal

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa não beneficiou territórios ou públicos vulneráveis OU poucos alunos acessaram e participaram das atividades e conteúdos de acordo com o esperado OU a iniciativa foi considerada irrelevante pelos gestores educacionais e professores.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a garantia do acesso à educação formal por meio da disponibilização de equipamentos, planos de dados e/ou aplicativos, sistemas ou plataformas para ensino remoto nos territórios ou para os públicos vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. A minoria dos alunos acessou as atividades e conteúdos de acordo com o esperado e participou com alguma dificuldade das atividades educativas oferecidas; E

3. A iniciativa foi considerada pouco relevante pelos gestores educacionais e professores.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a garantia do acesso à educação formal por meio da disponibilização de equipamentos, planos de dados e/ou aplicativos, sistemas ou plataformas para ensino remoto nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. A grande maioria dos alunos acessou as atividades e conteúdos de acordo com o esperado das atividades educativas oferecidas; E

3. A iniciativa foi considerada relevante pelos gestores educacionais e professores; E

4. Além da tecnologia de acesso, a iniciativa implementou ações claras de informação e mobilização para o uso das mesmas, tanto pelos educadores, como pelos pais, mães e/ou alunos.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a garantia do acesso à educação formal por meio da disponibilização de equipamentos, planos de dados e/ou aplicativos, sistemas ou plataformas para ensino remoto nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) da estratégia de atuação da organização; E

2. Quase a totalidade dos alunos acessou as atividades e conteúdos de acordo com o esperado das atividades educativas oferecidas; E

3. A iniciativa foi considerada muito relevante pelos gestores educacionais e professores; E

4. Além da tecnologia de acesso, a iniciativa implementou ações amplas e claras de informação e mobilização para o uso das mesmas, tanto pelos educadores, como pelos pais, mães e/ou alunos.

Rubrica 1.16 - Geração de aprendizados relevantes nos processos de educação formal

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa não beneficiou territórios ou públicos OU foi considerada irrelevante para gestores educacionais e professores.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a geração de aprendizados no processo de educação formal nos territórios ou para os públicos vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. A iniciativa foi pouco eficaz no apoio ao planejamento e/ou à produção de conteúdos e/ou metodologias, para a adaptação do currículo; E

3. Os conteúdos e metodologias foram considerados pouco relevantes pelos gestores educacionais.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a geração de aprendizados no processo de educação formal nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. A iniciativa foi eficaz no apoio ao planejamento e/ou à produção de conteúdos e/ou metodologias, que viabilizaram a adaptação do currículo e sua utilização integrada ao novo planejamento pedagógico; E

3. Os conteúdos e metodologias foram considerados relevantes pelos gestores educacionais e professores.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a geração de aprendizados no processo de educação formal nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) da estratégia de atuação da organização; E

2. A iniciativa foi muito eficaz no apoio ao planejamento e/ou à produção de conteúdos e/ou metodologias, que viabilizaram a adaptação do currículo e sua utilização integrada ao novo planejamento pedagógico; E

3. Os conteúdos e metodologias foram considerados muito relevantes pelos gestores educacionais, professores e alunos; E

4. Os conteúdos e metodologias propiciaram muitos aprendizados significativos para a grande maioria dos alunos em situação de isolamento social no território/escola pública de intervenção.

Rubrica 1.17 - Garantia de oferta, acesso e qualidade de atividades culturais e de educação não formal

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

As atividades e/ou conteúdos propostos não focaram nem em territórios, nem em públicos mais vulneráveis da estratégia de atuação da organização OU tinham má qualidade OU não tiveram adesão OU foram consideradas pelo público final.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contribuiu pouco para a garantia de atividades culturais e/ou de educação não formal nos territórios ou para os públicos vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. A iniciativa garantiu acesso virtual a poucos participantes que precisavam de apoio; E

3. Foram oferecidos conteúdos e atividades de qualidade razoável; E

4. Houve pouca adesão às atividades e/ou conteúdos propostos; E

5. As atividades e/ou conteúdos propostos foram considerados pouco relevantes pelo público final.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contribuiu para a garantia de atividades culturais e/ou de educação não formal virtuais nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis da estratégia de atuação da organização; E

2. Foram oferecidos conteúdos e atividades de boa qualidade; E

3. Houve boa adesão às atividades e/ou conteúdos propostos; E

4. As atividades e/ou conteúdos propostos foram consideradas relevantes pelo público final.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contribuiu fortemente para a garantia de atividades culturais e/ou de educação não formal virtuais nos territórios ou para os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) da estratégia de atuação da organização para o enfrentamento à Covid-19; E

2. Foram oferecidos conteúdos e atividades de alta qualidade; E

3. Houve alta adesão às atividades e/ou conteúdos propostos; E

4. As atividades e/ou conteúdos propostos foram considerados muito relevantes pelo público final.

Rubrica resultados internos

Rubrica 1.18 - Resultados internos na organização

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A gestão das iniciativas emergenciais de mitigação dos efeitos da Covid-19 e revisão do portfólio de projetos para 2020 não propiciou agilização de processos para encaminhar com mais rapidez questões internas (ex. aprovações internas, contratos) ou ações/produção produtos (ex. publicações e organização de webinars) OU não proporcionou o aumento da eficiência (realização mais ações com menos recursos).

Pode melhorar. Não desista!

A gestão das iniciativas emergenciais de mitigação dos efeitos da Covid-19 e revisão do portfólio de projetos para 2020 propiciou para a organização:

1. Agilização de poucos processos para encaminhar questões internas com mais rapidez, menos burocracia, hierarquia e formalidade (ex. aprovações internas, contratos) e ações/produtos (ex. publicações e organização de webinars); E

2. Pequeno aumento da eficiência (realização de mais ações com menos recursos em poucos processos OU ações).

Muito bom, parabéns!

A gestão das iniciativas emergenciais de mitigação dos efeitos da Covid-19 e revisão do portfólio de projetos para 2020 propiciou para a organização ao menos três dos itens abaixo:

1. Agilização da maioria dos processos para encaminhar questões internas com mais rapidez, menos burocracia, hierarquia e formalidade (ex. aprovações internas, contratos) e ações/produtos (ex. publicações e organização de webinars); E

2. Aumento da eficiência (realização de mais ações com menos recursos); E

3. Ampliação ou diversificação de parcerias (mais e novos parceiros ; E

4. Inovações (não pequenas melhorias) em processos internos OU de produção de produtos (pesquisas, publicações, eventos virtuais e outros); E

5. Incorporação de ciclos de aprendizagem a partir do monitoramento das iniciativa.

Excelente! Uau!

A gestão das iniciativas emergenciais de mitigação dos efeitos da Covid-19 e revisão do portfólio de projetos para 2020 propiciou para a organização ao menos quatro dos itens abaixo:

1. Agilização da grande maioria dos processos para encaminhar questões internas com mais rapidez, menos burocracia, hierarquia e formalidade (ex. aprovações internas, contratos) e ações/produtos (ex. publicações e organização de webinars); E

2. Aumento expressivo da eficiência (realização de mais ações com menos recursos); E

3. Ampliação e diversificação de parcerias (mais e novos parceiros); E

4. Inovações significativas (não apenas pequenas melhorias) em processos internos E de produção de produtos (pesquisas, publicações, eventos virtuais e outros); E

5. Incorporação de ciclos rápidos de aprendizagem a partir do monitoramento e avaliação das iniciativas; E

6. Criação ou revisão (quando necessário) de política institucional de atuação em situação de emergências.

Desenho

Em que medida o desenho da iniciativa contemplou elementos essenciais de planejamento para uma boa implementação e otimização dos resultados?

Rubrica 2 - Estratégia, planejamento, objetivos e recursos

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

O desenho da iniciativa foi estruturado sem priorização de territórios ou públicos vulneráveis OU sem definição de objetivos e/ou cronograma de implementação OU com um cronograma que não considera as necessidades/urgências decorrentes do contexto da pandemia.

Pode melhorar. Não desista!

O desenho da iniciativa foi estruturado:

1. Com alguma priorização dos territórios ou dos públicos vulneráveis da estratégia de atuação na organização para esse momento de emergência; E

2. Contemplando objetivos, orçamentação, cronograma de implementação e de execução orçamentária, mas sem plano de monitoramento; E

3. Contemplando cronograma pouco ágil e pouco adequado ao atendimento das necessidades/urgências decorrentes do contexto de pandemia; E

4. Contemplando a utilização de pequena parte dos recursos financeiros e humanos de 2020 que não foram utilizados em função da pandemia para a iniciativa emergencial de mitigação dos efeitos da Covid-19.

Muito bom, parabéns!

O desenho da iniciativa foi estruturado:

1. Priorizando claramente os territórios ou os públicos mais vulneráveis da estratégia de atuação na organização para esse momento de emergência; E

2. Contemplando objetivos claros, orçamentação, cronograma de implementação e de execução orçamentária e plano de monitoramento; E

3. Contemplando cronograma relativamente ágil e adequado ao atendimento das necessidades/urgências decorrentes do contexto de pandemia; E

4. Contemplando a grande parte dos recursos financeiros e humanos de 2020 que não foram utilizados em função da pandemia para a iniciativa emergencial de mitigação dos efeitos da Covid-19 OU

5. Com alocação de recursos adicionais ao orçamento de 2020 para a organização.

6. Em parceria com outros atores de forma colaborativa e flexível.

Excelente! Uau!

O desenho da iniciativa foi estruturado:

1. Priorizando claramente os territórios ou os públicos mais vulneráveis (considerando as desigualdades de raça e gênero) da estratégia de atuação na organização para esse momento de emergência; E

2. Contemplando objetivos claros, orçamentação, cronogramas de implementação e de execução orçamentária e plano de monitoramento e avaliação; E

3. Contemplando cronograma bastante ágil e adequado ao atendimento das necessidades/urgências decorrentes do contexto de pandemia; E

4. Contemplando a utilização integral dos recursos financeiros e humanos de 2020 que não foram utilizados em função da pandemia para a iniciativa emergencial de mitigação dos efeitos da Covid-19; E

5. Com alocação de recursos adicionais ao orçamento de 2020 para a organização em alinhamento com a estratégia da organização estabelecida antes da Covid-19 (temática, território ou público).

4. Em parceria com outros atores de forma colaborativa e flexível tanto para coinvestimento, como para implementação.

Em que medida a iniciativa responde a necessidades relevantes dos territórios e públicos prioritários em função dos efeitos de saúde, sociais e/ou econômicos da Covid-19?

Rubrica 3 - Identificação de demandas, território e públicos prioritários

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa foi não foi desenhada com base em levantamentos de dados e/ou informações prévias.

Pode melhorar. Não desista!

O desenho da iniciativa foi estruturado com base em levantamentos que buscaram identificar:

(i) Os territórios e os públicos mais vulneráveis (sem olhar para raça e gênero) em relação aos efeitos da Covid-19 dentre os territórios e públicos viáveis em termos de atuação da organização para esse momento de emergência; E

(ii) As necessidades específicas da população.

Muito bom, parabéns!

1. O desenho da iniciativa foi estruturado com base em levantamentos que buscaram identificar:

(i) Os territórios e os públicos mais vulneráveis (com olhar para raça e gênero) em relação aos efeitos da Covid-19 dentre os territórios e públicos viáveis em termos de atuação da organização para esse momento de emergência; E

(ii) As necessidades específicas da população E

(iii) As ações vinculadas aos efeitos da Covid-19 em curso nos territórios para evitar sobreposições e/ou lacunas; E

(iv) As coalizões, redes e parcerias existentes nos territórios; E

2. Os levantamentos foram feitos com base e na escuta de OSC/lideranças locais e/ou representantes governamentais e/ou outros atores importantes do território.

Excelente! Uau!

1. O desenho da iniciativa foi estruturado com base em levantamentos que buscaram identificar ao menos 5 dos itens abaixo:

(i) Os territórios e os públicos mais vulneráveis (com olhar para raça e gênero) em relação aos efeitos da Covid-19 dentre os territórios e públicos viáveis em termos de atuação da organização para esse momento de emergência; E

(ii) As necessidades específicas da população E

(iii) As ações vinculadas aos efeitos da Covid-19 em curso nos territórios para evitar sobreposições e/ou lacunas; E

(iv) As coalizões, redes e parcerias existentes nos territórios; E

(v) As oportunidades de fortalecimento da economia local, quando aplicável; E

(vi) Os desafios e oportunidades decorrentes das políticas públicas existentes; E

2. Os levantamentos foram feitos com base na escuta de OSC/lideranças locais E representantes governamentais e/ou outros atores importantes do território.

Implementação

Quão eficiente foi a gestão da iniciativa?

Rubrica 4 - Gestão

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A gestão da iniciativa não contou com equipe minimamente qualificada para trabalhar com as ações de mitigação dos efeitos da emergência Covid-19 OU não foi capaz de realizar entregas no período adequado para atender às necessidades/emergências decorrentes do contexto da pandemia OU realizou entregas OU realizou entregas de má qualidade.

Pode melhorar. Não desista!

A gestão da iniciativa:

1. Contou com equipe pouco qualificada trabalhar com as ações de mitigação dos efeitos da emergência Covid-19; E

2. Foi capaz de cumprir a minoria dos prazos previstos no cronograma, tendo sido capaz de realizar algumas de suas principais entregas no período adequado para atender às necessidades/emergências decorrentes do contexto da pandemia no seu âmbito de atuação; E

3. Realizou as principais entregas com qualidade regular; E

4. Gerou um descompasso entre o orçado e o executado.

Muito bom, parabéns!

A gestão da iniciativa:

1. Contou com equipe qualificada (próprias ou de parceiros implementadores) para trabalhar com as ações de mitigação dos efeitos da emergência Covid-19; E

2. Foi capaz de cumprir a grande maioria dos prazos previstos no cronograma, tendo sido capaz de realizar a grande maioria de suas principais entregas no período adequado para atender às necessidades/emergências decorrentes do contexto da pandemia no seu âmbito de atuação; E

3. Realizou as principais entregas com boa qualidade; E

4. Teve uma execução orçamentária adequada;

5. Foi bem-sucedida em mobilizar novos recursos (financeiros e não financeiros) para ampliar ou qualificar os resultados.

Excelente! Uau!

A gestão da iniciativa:

1. Contou com equipe altamente qualificada (próprias ou de parceiros implementadores) para trabalhar com as ações de mitigação dos efeitos da emergência Covid-19; E

2. Foi capaz de cumprir todos os prazos previstos no cronograma, tendo sido capaz de realizar todas as suas principais entregas no período adequado para atender às necessidades/emergências decorrentes do contexto da pandemia no seu âmbito de atuação.

3. Realizou as principais entregas com alta qualidade; E

4. Teve uma execução orçamentária adequada;

5. Foi muito bem-sucedida em mobilizar novos recursos (financeiros e não financeiros) para ampliar ou qualificar os resultados.

6. Foi muito sensível, flexível e responsiva às mudanças do contexto da pandemia, levando em consideração as necessidades emergentes e as curvas epidêmicas do território.

Em que medida foram implementados processos eficientes de monitoramento e avaliação, capazes de orientar as necessidades de accountability, de tomada de decisão e de aprendizagem?

Rubrica 5 - Monitoramento e Avaliação

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa não adotou prática de monitoramento.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa adotou prática de monitoramento para coletar e relatar informações básicas sobre prazos de implementação e realização orçamentária; E

2. Ocorreram reuniões pontuais para discutir os resultados do monitoramento, sem o envolvimento dos parceiros chave.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa adotou prática de monitoramento para coletar e relatar informações sobre a implementação e entregas; E

2. Reuniões para discutir os resultados do monitoramento são realizadas regularmente e envolvem os parceiros chave; E

3. Os relatórios de monitoramento são breves e contém informações importantes para a tomada de decisão para adaptar e/ou melhorar a iniciativa, para que ela permaneça relevante, eficiente e eficaz ao longo de sua vida útil.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa adotou prática de monitoramento eficaz para coletar e relatar informações importantes sobre a qualidade da implementação e das entregas, bem como sobre o alcance dos resultados ao longo do processo; E

2. Reuniões para discutir os resultados do monitoramento são realizadas regularmente e envolvem os parceiros chave; E

3. Os relatórios de monitoramento são breves e contém informações essenciais para a tomada de decisão para adaptar e/ou melhorar a iniciativa, para que ela permaneça relevante, eficiente e eficaz ao longo de sua vida útil; E

4. Além do monitoramento da iniciativa, foi realizado monitoramento periódico da pandemia e de seus efeitos no território visando maior compreensão sobre novas necessidades emergentes E

5. Um plano de avaliação da iniciativa foi implementado ou está em curso para responder perguntas sobre mérito, relevância e impacto.

Quão eficiente foi a estratégia de comunicação da iniciativa?

Rubrica 6 - Comunicação da iniciativa

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

A iniciativa contou com processos ineficientes, hierárquicos, não colaborativos de comunicação interna e com os parceiros.

Pode melhorar. Não desista!

1. A iniciativa contou com processos parcialmente eficientes, colaborativos e transparentes de comunicação interna e com os parceiros, contribuindo um pouco para a qualidade e/ou celeridade do processo de tomada de decisão.

Muito bom, parabéns!

1. A iniciativa contou com processos eficientes, colaborativos e transparentes de comunicação interna e com os parceiros, que facilitaram a agilidade na tomada de decisão e engajamento no processo; E

2. A comunicação para a população em geral foi clara e transparente (inclusive quanto ao uso dos recursos, sucessos e insucessos), mas de difícil acesso.

Excelente! Uau!

1. A iniciativa contou com processos muito eficientes, colaborativos e transparentes de comunicação interna e com os parceiros, que facilitaram a agilidade na tomada de decisão e engajamento no processo; E

2. A comunicação para a população em geral foi muito clara, transparente (inclusive quanto ao uso dos recursos, sucessos e insucessos) e poderia ser facilmente acessada, utilizando-se de meios de comunicação diversificados.

Qualidade do processo de autoavaliação

Qual foi o grau de qualidade do processo de autoavaliação com o uso das Rubricas Avaliativas?

Rubrica 7 - Qualidade do Processo de Autoavaliação

Com limitações importantes. É possível fazer melhor...

O processo de discussão das rubricas avaliativas envolveu apenas a autorreflexão do coordenador ou gestor da iniciativa OU não foram coletadas evidências para a maioria das rubricas avaliativas utilizadas OU não foi feita a sistematização das justificativas de escolha do nível de qualidade.

Pode melhorar. Não desista!

1. O processo de discussão das rubricas avaliativas envolveu apenas a equipe da organização; E

2. Foram feitas discussões sobre o desenho, a implementação, os resultados e os aprendizados da iniciativa; E

3. A autorreflexão contou com evidências suficientes para menos da metade das rubricas avaliativas utilizadas; E

4. Algumas justificativas de escolha de nível de qualidade foram sistematizadas.

Muito bom, parabéns!

1. O processo de discussão das rubricas avaliativas envolveu a maioria dos atores chave da iniciativa; E

2. Foram feitas discussões profundas e reflexivas sobre o desenho, a implementação, os resultados e os aprendizados da iniciativa; E

3. A autorreflexão contou com evidências para boa parte das rubricas avaliativas utilizadas; E

4. Quase todas justificativas de escolha do nível de qualidade e aprendizados gerados foram sistematizadas; E

5. Durante a reunião de autorreflexão, foi possível chegar a consensos sobre a escolha do nível de qualidade mais adequado e justo na percepção dos participantes para a boa parte das rubricas avaliativas; E

6. A sistematização do processo de autorreflexão foi compartilhada com a equipe da organização.

Excelente! Uau!

1. O processo de discussão das rubricas avaliativas envolveu a grande maioria dos atores chave da iniciativa; E

2. Foram feitas discussões profundas e reflexivas sobre o desenho, a implementação, os resultados e os aprendizados da iniciativa; E

3. A auto reflexão contou com evidências para a maioria das rubricas avaliativas utilizadas; E

4. Todas as justificativas de escolha do nível de qualidade e aprendizados gerados foram sistematizadas; E

5. Durante a reunião de auto avaliação avaliação, foi possível chegar a consensos sobre a escolha do nível de qualidade mais adequado e justo na percepção dos participantes para a grande maioria as rubricas avaliativas; E

6. A sistematização do processo de autorreflexão foi compartilhada com a equipe da organização e disponibilizada para acesso público.

Lições aprendidas e resultados não esperados

Houve resultados não esperados (positivos ou negativos) decorrentes da implementação da iniciativa? Se sim, quais foram e quão relevantes foram eles?

Rubrica 8 - Fazer um registro das reflexões sobre resultados não esperados identificados a partir das discussões de cada uma das Rubricas Avaliativas.

Quais foram as principais lições aprendidas com a implementação da iniciativa e com o processo de auto avaliação?

Rubrica 9 - Fazer uma síntese dos principais aprendizados com a implementação da iniciativa e com o processo de auto avaliação.